No último sábado, 20 de junho de 2026, o Grupo Escoteiro Caetés realizou em sua sede mais uma edição do MutEco - Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica. A atividade faz parte de uma mobilização promovida anualmente pelos Escoteiros do Brasil em todo o país, incentivando crianças, adolescentes, jovens e adultos a refletirem sobre a importância da preservação ambiental, desenvolverem ações sustentáveis e fortalecerem seu compromisso com a construção de um mundo melhor.
Neste ano, a proposta do Grupo Escoteiro Caetés foi trabalhar os temas Fauna e Flora por meio de duas bases educativas, dividindo os participantes em grandes equipes que se revezaram entre as atividades.
A Cerimônia da Bandeira trouxe momentos muito especiais logo no início do dia. Os lobinhos, que haviam chegado mais cedo à sede para concluir atividades relacionadas ao Projeto de Extensão dos Acadêmicos da UERGS, receberam especialidades e conclusões de nível, celebrando importantes avanços em sua progressão pessoal. A alegria tomou conta da Alcateia durante as entregas.
Outro momento marcante foi a Cerimônia de Acolhimento dos novos chefes da Tropa Escoteira, João e Xaiane. Durante a cerimônia, a Diretora-Presidente, Chefe Cláudia, apresentou a importância do Movimento Escoteiro e do voluntariado. Em seguida, o Chefe Junior explicou o significado das cores e dos elementos que compõem o lenço do Grupo Escoteiro Caetés. Por fim, as chefes Bruna, responsável pelo convite para integrarem a equipe, e Cláudia colocaram oficialmente os lenços nos novos voluntários, marcando o início de sua caminhada rumo à Promessa Escoteira.
O dia também foi marcado por uma importante conquista da Tropa Sênior. A Guia Emilly e o Sênior Lorenzo receberam a Insígnia Campeões da Natureza, reconhecimento obtido através do projeto de implantação de uma composteira no Grupo Escoteiro. Com essa conquista, ambos passam a integrar oficialmente a iniciativa Tribo da Terra dos Escoteiros do Brasil. Parabenizamos todos os jovens que receberam reconhecimentos durante a atividade.
Na Base Fauna, realizada no interior da sede, o Chefe João, biólogo, conduziu uma apresentação dinâmica sobre a fauna regional e da Amazônia. Foram abordados temas relacionados a animais peçonhentos e venenosos, além de informações sobre gambás, serpentes, aranhas, roedores e peixes. A atividade despertou grande interesse dos participantes, que fizeram inúmeras perguntas e puderam observar exemplares conservados utilizados para enriquecer o aprendizado.
Enquanto isso, na área externa da sede, acontecia a Base Flora, conduzida pela Chefe Xaiane, Acadêmica de Biologia. Os participantes aprenderam sobre o ciclo da água e sua importância para os ecossistemas. Na sequência, colocaram a teoria em prática construindo seus próprios terrários, observando na prática como funciona esse pequeno sistema natural.
Após participarem das duas bases, os jovens desfrutaram de um delicioso lanche composto por cachorro-quente e suco, preparado com muito carinho pelos pais de apoio, contando ainda com uma ajuda especial da chefia da Alcateia.
A Bandeira Final reservou novas conquistas e momentos emocionantes. A lobinha Emilly recebeu seu Distintivo de Caminho, iniciando oficialmente sua preparação para a passagem ao Ramo Escoteiro. Já a Guia Emilly recebeu o mesmo distintivo em sua seção, marcando o início de sua preparação para o ingresso no Ramo Pioneiro.
Todos os lobinhos que exercem os cargos de Primos e Segundos-Primos foram investidos oficialmente em suas funções, recebendo os distintivos correspondentes. Encerrando as entregas do dia, a escoteira Isabella Limana recebeu a Insígnia Reduzir, Reciclar e Reutilizar, tornando-se também integrante da iniciativa Tribo da Terra dos Escoteiros do Brasil.
Mesmo após o encerramento oficial das atividades, os participantes permaneceram na sede para prestigiar a Mostra de Trabalhos da Alcateia Mowgli. Desenhos, colagens e produções artísticas desenvolvidas pelos lobinhos foram expostos e apreciados pelos colegas, chefes e demais membros do grupo.
Assim terminou mais um dia de aprendizado, crescimento pessoal, conquistas e cuidado com a natureza no Grupo Escoteiro Caetés, reforçando o compromisso de nossos jovens e voluntários em deixar o mundo melhor do que encontraram.












Nenhum comentário:
Postar um comentário