23 de jun. de 2026

Entre Nós Diário 14 | Cuidar da natureza e fortalecer laços

No sábado, dia 20/06, tivemos o MutEco do Caetés, uma atividade anual voltada à conscientização ambiental. O clima na sede estava bem fresco, e, como de costume, iniciamos o dia com a cerimônia de bandeira antes de seguirmos a programação preparada pelos chefes.

As atividades deste MutEco foram conduzidas por dois novos chefes do grupo, — que manjam muito de biologia. O Chefe João iniciou com uma apresentação ilustrada muito interessante sobre animais peçonhentos e venenosos, abordando a importância desses animais para o equilíbrio do meio ambiente, seus predadores e diversas curiosidades sobre espécies como gambás, serpentes, aranhas, roedores e peixes. Um dos pontos mais legais foi a demonstração de exemplares reais de peixes conservados em recipientes de amostra, o que deixou a explicação ainda mais rica e dinâmica.

Em seguida, a Chefe Xai realizou uma atividade prática sobre o ciclo da água e sua importância para a vida no planeta. Após a explicação, cada participante montou seu próprio terrário utilizando os vidros trazidos de casa. Foi um momento bastante criativo e descontraído, e como eu e o Eduardo — pioneiro — decidimos montar nossos terrários na horizontal, tivemos a ideia de construir um suporte de taquara para deixá-los posicionados corretamente.

Após o lanche, encerramos oficialmente a atividade escoteira. Ainda houve uma exposição de trabalhos artesanais produzidos pelos lobinhos até às 18h, demonstrando também a criatividade dos ramos mais novos do grupo.

Como nós, da tropa sênior, já havíamos combinado, seguimos para uma confraternização na casa do Chefe Júnior em comemoração ao Dia do Sênior, que foi naquela mesma semana. Foi um momento de muita integração: jogamos jogos de tabuleiro, conversamos, comemos pizza, falamos sobre atividades futuras e ainda conhecemos algumas das trezentas coleções dos chefes, que renderam boas conversas e curiosidades.

Essa atividade mostrou que o escotismo vai muito além de técnicas e desafios. Aprender sobre a natureza nos ajuda a compreender melhor nosso papel no mundo, enquanto momentos de convivência como a confraternização fortalecem os laços que tornam o grupo uma verdadeira segunda família.

Por Lorenzo Ferraz - Sênior da Tropa Charruas  

Nenhum comentário: