25 de jun. de 2026

MutEco 2026 mobiliza os Caetés

No último sábado, 20 de junho de 2026, o Grupo Escoteiro Caetés realizou em sua sede mais uma edição do MutEco - Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica. A atividade faz parte de uma mobilização promovida anualmente pelos Escoteiros do Brasil em todo o país, incentivando crianças, adolescentes, jovens e adultos a refletirem sobre a importância da preservação ambiental, desenvolverem ações sustentáveis e fortalecerem seu compromisso com a construção de um mundo melhor. 

Neste ano, a proposta do Grupo Escoteiro Caetés foi trabalhar os temas Fauna e Flora por meio de duas bases educativas, dividindo os participantes em grandes equipes que se revezaram entre as atividades.

A Cerimônia da Bandeira trouxe momentos muito especiais logo no início do dia. Os lobinhos, que haviam chegado mais cedo à sede para concluir atividades relacionadas ao Projeto de Extensão dos Acadêmicos da UERGS, receberam especialidades e conclusões de nível, celebrando importantes avanços em sua progressão pessoal. A alegria tomou conta da Alcateia durante as entregas.

Outro momento marcante foi a Cerimônia de Acolhimento dos novos chefes da Tropa Escoteira, João e Xaiane. Durante a cerimônia, a Diretora-Presidente, Chefe Cláudia, apresentou a importância do Movimento Escoteiro e do voluntariado. Em seguida, o Chefe Junior explicou o significado das cores e dos elementos que compõem o lenço do Grupo Escoteiro Caetés. Por fim, as chefes Bruna, responsável pelo convite para integrarem a equipe, e Cláudia colocaram oficialmente os lenços nos novos voluntários, marcando o início de sua caminhada rumo à Promessa Escoteira.

O dia também foi marcado por uma importante conquista da Tropa Sênior. A Guia Emilly e o Sênior Lorenzo receberam a Insígnia Campeões da Natureza, reconhecimento obtido através do projeto de implantação de uma composteira no Grupo Escoteiro. Com essa conquista, ambos passam a integrar oficialmente a iniciativa Tribo da Terra dos Escoteiros do Brasil. Parabenizamos todos os jovens que receberam reconhecimentos durante a atividade. 

Na Base Fauna, realizada no interior da sede, o Chefe João, biólogo, conduziu uma apresentação dinâmica sobre a fauna regional e da Amazônia. Foram abordados temas relacionados a animais peçonhentos e venenosos, além de informações sobre gambás, serpentes, aranhas, roedores e peixes. A atividade despertou grande interesse dos participantes, que fizeram inúmeras perguntas e puderam observar exemplares conservados utilizados para enriquecer o aprendizado. 

Enquanto isso, na área externa da sede, acontecia a Base Flora, conduzida pela Chefe Xaiane, Acadêmica de Biologia. Os participantes aprenderam sobre o ciclo da água e sua importância para os ecossistemas. Na sequência, colocaram a teoria em prática construindo seus próprios terrários, observando na prática como funciona esse pequeno sistema natural. 

Após participarem das duas bases, os jovens desfrutaram de um delicioso lanche composto por cachorro-quente e suco, preparado com muito carinho pelos pais de apoio, contando ainda com uma ajuda especial da chefia da Alcateia.

A Bandeira Final reservou novas conquistas e momentos emocionantes. A lobinha Emilly recebeu seu Distintivo de Caminho, iniciando oficialmente sua preparação para a passagem ao Ramo Escoteiro. Já a Guia Emilly recebeu o mesmo distintivo em sua seção, marcando o início de sua preparação para o ingresso no Ramo Pioneiro.

Todos os lobinhos que exercem os cargos de Primos e Segundos-Primos foram investidos oficialmente em suas funções, recebendo os distintivos correspondentes. Encerrando as entregas do dia, a escoteira Isabella Limana recebeu a Insígnia Reduzir, Reciclar e Reutilizar, tornando-se também integrante da iniciativa Tribo da Terra dos Escoteiros do Brasil.

Mesmo após o encerramento oficial das atividades, os participantes permaneceram na sede para prestigiar a Mostra de Trabalhos da Alcateia Mowgli. Desenhos, colagens e produções artísticas desenvolvidas pelos lobinhos foram expostos e apreciados pelos colegas, chefes e demais membros do grupo.

Assim terminou mais um dia de aprendizado, crescimento pessoal, conquistas e cuidado com a natureza no Grupo Escoteiro Caetés, reforçando o compromisso de nossos jovens e voluntários em deixar o mundo melhor do que encontraram.

23 de jun. de 2026

Entre Nós Diário 14 | Cuidar da natureza e fortalecer laços

No sábado, dia 20/06, tivemos o MutEco do Caetés, uma atividade anual voltada à conscientização ambiental. O clima na sede estava bem fresco, e, como de costume, iniciamos o dia com a cerimônia de bandeira antes de seguirmos a programação preparada pelos chefes.

As atividades deste MutEco foram conduzidas por dois novos chefes do grupo, — que manjam muito de biologia. O Chefe João iniciou com uma apresentação ilustrada muito interessante sobre animais peçonhentos e venenosos, abordando a importância desses animais para o equilíbrio do meio ambiente, seus predadores e diversas curiosidades sobre espécies como gambás, serpentes, aranhas, roedores e peixes. Um dos pontos mais legais foi a demonstração de exemplares reais de peixes conservados em recipientes de amostra, o que deixou a explicação ainda mais rica e dinâmica.

Em seguida, a Chefe Xai realizou uma atividade prática sobre o ciclo da água e sua importância para a vida no planeta. Após a explicação, cada participante montou seu próprio terrário utilizando os vidros trazidos de casa. Foi um momento bastante criativo e descontraído, e como eu e o Eduardo — pioneiro — decidimos montar nossos terrários na horizontal, tivemos a ideia de construir um suporte de taquara para deixá-los posicionados corretamente.

Após o lanche, encerramos oficialmente a atividade escoteira. Ainda houve uma exposição de trabalhos artesanais produzidos pelos lobinhos até às 18h, demonstrando também a criatividade dos ramos mais novos do grupo.

Como nós, da tropa sênior, já havíamos combinado, seguimos para uma confraternização na casa do Chefe Júnior em comemoração ao Dia do Sênior, que foi naquela mesma semana. Foi um momento de muita integração: jogamos jogos de tabuleiro, conversamos, comemos pizza, falamos sobre atividades futuras e ainda conhecemos algumas das trezentas coleções dos chefes, que renderam boas conversas e curiosidades.

Essa atividade mostrou que o escotismo vai muito além de técnicas e desafios. Aprender sobre a natureza nos ajuda a compreender melhor nosso papel no mundo, enquanto momentos de convivência como a confraternização fortalecem os laços que tornam o grupo uma verdadeira segunda família.

Por Lorenzo Ferraz - Sênior da Tropa Charruas  

18 de jun. de 2026

Lobinho Kauã apresenta o Escotismo aos colegas de Escola

No dia de hoje, 18 de junho de 2026, como parte de sua progressão pessoal no Movimento Escoteiro, o lobinho Kauã realizou uma apresentação sobre o escotismo para os alunos do 5º ano da Escola Padre Augusto Preussler, compartilhando com seus colegas um pouco das experiências que vive no Grupo Escoteiro Caetés.

Durante a atividade, Kauã contou sobre as reuniões, jogos, acampamentos, trilhas e desafios que fazem parte da rotina dos lobinhos, explicando de forma simples e espontânea como o escotismo contribui para o desenvolvimento de valores importantes, como amizade, responsabilidade, respeito e trabalho em equipe. Além de apresentar as atividades realizadas pelo grupo, Kauã falou sobre os aprendizados que tem conquistado em sua trajetória na Alcateia Mowgli, destacando como o escotismo o ajuda a crescer, superar desafios e aprender coisas novas a cada encontro.

A apresentação também foi uma oportunidade para convidar seus colegas a conhecerem o Movimento Escoteiro. Com entusiasmo, Kauã incentivou a turma a participar das atividades do Grupo Escoteiro Caetés, explicando que o grupo oferece momentos de diversão, aventura, aprendizado e convivência com a natureza.

A iniciativa demonstra a importância da progressão pessoal dos jovens, que são estimulados a compartilhar seus conhecimentos e experiências com a comunidade. O Grupo Escoteiro Caetés parabeniza o lobinho Kauã pela dedicação, iniciativa e pela excelente divulgação do escotismo junto aos seus colegas de escola.

Melhor Possível!