23 de jun. de 2026

Entre Nós Diário 14 | Cuidar da natureza e fortalecer laços

No sábado, dia 20/06, tivemos o MutEco do Caetés, uma atividade anual voltada à conscientização ambiental. O clima na sede estava bem fresco, e, como de costume, iniciamos o dia com a cerimônia de bandeira antes de seguirmos a programação preparada pelos chefes.

As atividades deste MutEco foram conduzidas por dois novos chefes do grupo, — que manjam muito de biologia. O Chefe João iniciou com uma apresentação ilustrada muito interessante sobre animais peçonhentos e venenosos, abordando a importância desses animais para o equilíbrio do meio ambiente, seus predadores e diversas curiosidades sobre espécies como gambás, serpentes, aranhas, roedores e peixes. Um dos pontos mais legais foi a demonstração de exemplares reais de peixes conservados em recipientes de amostra, o que deixou a explicação ainda mais rica e dinâmica.

Em seguida, a Chefe Xai realizou uma atividade prática sobre o ciclo da água e sua importância para a vida no planeta. Após a explicação, cada participante montou seu próprio terrário utilizando os vidros trazidos de casa. Foi um momento bastante criativo e descontraído, e como eu e o Eduardo — pioneiro — decidimos montar nossos terrários na horizontal, tivemos a ideia de construir um suporte de taquara para deixá-los posicionados corretamente.

Após o lanche, encerramos oficialmente a atividade escoteira. Ainda houve uma exposição de trabalhos artesanais produzidos pelos lobinhos até às 18h, demonstrando também a criatividade dos ramos mais novos do grupo.

Como nós, da tropa sênior, já havíamos combinado, seguimos para uma confraternização na casa do Chefe Júnior em comemoração ao Dia do Sênior, que foi naquela mesma semana. Foi um momento de muita integração: jogamos jogos de tabuleiro, conversamos, comemos pizza, falamos sobre atividades futuras e ainda conhecemos algumas das trezentas coleções dos chefes, que renderam boas conversas e curiosidades.

Essa atividade mostrou que o escotismo vai muito além de técnicas e desafios. Aprender sobre a natureza nos ajuda a compreender melhor nosso papel no mundo, enquanto momentos de convivência como a confraternização fortalecem os laços que tornam o grupo uma verdadeira segunda família.

Por Lorenzo Ferraz - Sênior da Tropa Charruas  

18 de jun. de 2026

Lobinho Kauã apresenta o Escotismo aos colegas de Escola

No dia de hoje, 18 de junho de 2026, como parte de sua progressão pessoal no Movimento Escoteiro, o lobinho Kauã realizou uma apresentação sobre o escotismo para os alunos do 5º ano da Escola Padre Augusto Preussler, compartilhando com seus colegas um pouco das experiências que vive no Grupo Escoteiro Caetés.

Durante a atividade, Kauã contou sobre as reuniões, jogos, acampamentos, trilhas e desafios que fazem parte da rotina dos lobinhos, explicando de forma simples e espontânea como o escotismo contribui para o desenvolvimento de valores importantes, como amizade, responsabilidade, respeito e trabalho em equipe. Além de apresentar as atividades realizadas pelo grupo, Kauã falou sobre os aprendizados que tem conquistado em sua trajetória na Alcateia Mowgli, destacando como o escotismo o ajuda a crescer, superar desafios e aprender coisas novas a cada encontro.

A apresentação também foi uma oportunidade para convidar seus colegas a conhecerem o Movimento Escoteiro. Com entusiasmo, Kauã incentivou a turma a participar das atividades do Grupo Escoteiro Caetés, explicando que o grupo oferece momentos de diversão, aventura, aprendizado e convivência com a natureza.

A iniciativa demonstra a importância da progressão pessoal dos jovens, que são estimulados a compartilhar seus conhecimentos e experiências com a comunidade. O Grupo Escoteiro Caetés parabeniza o lobinho Kauã pela dedicação, iniciativa e pela excelente divulgação do escotismo junto aos seus colegas de escola.

Melhor Possível! 

Lobinho Pietro leva o Escotismo para a sala de aula

Como parte das etapas de sua progressão pessoal, os lobinhos são incentivados a compartilhar com outras pessoas aquilo que aprendem e vivenciam no Movimento Escoteiro. Na sexta-feira, dia 12 de junho de 2026, foi a vez do lobinho Pietro apresentar aos seus colegas de escola um pouco da sua experiência no Grupo Escoteiro Caetés.

Durante a apresentação, Pietro falou sobre as atividades realizadas na Alcateia Mowgli, os acantonamentos, jogos, desafios e aprendizados que fazem parte da vida escoteira. Com suas próprias palavras, explicou como o escotismo ajuda crianças e jovens a desenvolverem liderança, autonomia, responsabilidade e trabalho em equipe, valores que são constantemente estimulados nas atividades do grupo.

Outro tema abordado por Pietro foi a importância da consciência ambiental. Ele destacou como o Grupo Escoteiro Caetés incentiva o cuidado com a natureza, o respeito ao meio ambiente e a adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia.

A atividade contou com o apoio de sua dinda, Milena, que também é Akelá da Alcateia Mowgli, auxiliando na organização da apresentação e contribuindo para que os colegas pudessem conhecer melhor o Movimento Escoteiro.

Momentos como este demonstram como a progressão pessoal vai além das atividades semanais, incentivando os jovens a compartilharem conhecimentos, desenvolverem a comunicação e serem protagonistas de suas próprias histórias. O Grupo Escoteiro Caetés parabeniza o lobinho Pietro pela dedicação e pela excelente representação do escotismo em sua escola.

Melhor Possível!