Nos dias 28 e 29 de junho de 2025, ocorreu no Grupo Escoteiro Ijuí, 300/RS, a Vigília Regional Pioneira do Rio Grande do Sul. Como o evento era descentralizado, cada grupo ou distrito poderia fazer da forma que desejasse. E o Clã Pioneiro Espada Excalibur esteve presente na vigília organizada pelo 15º Distrito com dois chefes.
A ideia inicial seria a presença das jovens pioneiras, porém, como todas tinham compromissos e o foco do clã é justamente ajudar o jovem com relação a seu projeto de vida, sobrou para a chefia representar, afinal na programação haviam algumas orientações a respeito do novo Projeto Educativo voltado ao Ramo Pioneiro, informações importantes para o planejamento futuro do clã.
O sábado estava bem chuvoso, quando os chefes Junior e Bruna saíram em direção a Ijuí, ao chegarem no local, após os cumprimentos iniciais, houve a cerimônia da bandeira. Em volta de uma lareira, pois o dia era bastante frio, iniciou-se a programação com a explanação da chefe Cristine Ritt, Presidente da Região Escoteira do Rio Grande do Sul, que falou sobre as novidades do novo Projeto Educativo. Com a presença de Pioneiros e Chefes dos Grupos: Arajás, Caetés, Gustav Kuhlmann, Haway, Ijuí, Liberdade e Medianeira, este momento foi bem importante para entender mais como irá funcionar a transição, os porquês e os pormenores da atualização do Projeto Educativo.
Após um divertido quebra-gelo, passamos a uma explanação com Diorges Carlos Lopes, Coordenador do Curso de Engenharia Civil da Unijuí, sobre o Curso de Engenharia Civil, como atua, oportunidades na região e como funciona o curso superior da Unijuí. Esta atividade entrou na programação, pois a grande maioria dos inscritos estava ou pretendia estar na área no futuro.
Em um momento bem lúdico, conhecemos Paulo de Tarso, o padroeiro dos Pioneiros. Ele apareceu na vigília para contar a nós sua história e do porque foi escolhido como representante que leva consigo o ideal pioneiro.
Durante a tarde/noite, havia chás, café e água, sempre disponível para os participantes. Houve momento de "coffe Break" com bananas e cucas. A noite após as palestras, os participantes desfrutaram de um Jantar de Gala, tudo organizado com maior carinho pelo Grupo Ijuí, chefes e pais de apoio, aos quais agradecemos muito.
Foi um banquete, massa, condimentos, ovos cozidos, maionese, galeto, saladas, tudo muito delicioso. E após o banquete uma grande surpresa para os Pioneiros presentes, um lindo bolo comemorativo ao Dia do Pioneiro que se daria no domingo.
A noite também houve um momento de apresentações de candidatura para quem sediará a Vigília Regional Pioneira do próximo ano. Houve dois candidatos, o Clã Merlin, do Grupo Escoteiro Arajás de Santa Rosa e o Clã Espada Excalibur, do Grupo Escoteiro Caetés, de São Luiz Gonzaga.
O pioneiro Cauã fez a apresentação da candidatura do Clã Merlin, mostrando os motivos e possibilidades de atividades e passeios aos quais poderiam ser feitos. Já o Clã Espada Excalibur foi representado pelo Mestre Junior, já que os jovens não puderam comparecer. E na proposta da atividade, havia visitas ao Sítio Arqueológico São Lourenço Martyr e ao Museu Chrisanto Neranda. Após explanações e votação dos jovens, por 4 votos a 2, o Clã Merlin sediará a próxima Vigília Regional.
Depois de certo tempo de descanso, integração e montagem das camas, iniciou-se nossa vigília. O tema proposto este ano era “O Papel do Escotismo em conflitos geracionais.” Com um segundo momento focado em: Caminhos entre gerações: fortalecendo laços no escotismo, Ponte das Gerações e a conclusão com a Canção de Despedida.
No domingo de manhã, todos parabenizamos nossos pioneiros pelo seu dia. Nos fortificamos com um café colonial de luxo, digno de hotel, preparado pelo pessoal do G.E. Ijuí. Foi mais um momento de integração e conversas.
A primeira atividade da manhã foi uma visita guiada pelo Espaço Cultural do Escotismo, um museu que guarda boa parte de nossa história com objetos interessantes e carregados de significado. O espaço estava em seu mês de aniversário, completando 7 anos o local é um dos maiores da América latina sobre escotismo. Em seu acervo, lenços, uniformes, distintivos, bottons, cartões, adesivos, objetos, e muitos mais. É realmente hipnotizante! E existe projeto para expansão do espaço.
Após a visita, houve o encerramento, onde todos de despediram e seguiram para suas casas. O Grupo Escoteiro Caetés e o Clã Pioneiro Espada Excalibur agradecem pela acolhida e organização do Grupo Ijuí e dos representantes do 15º Distrito Escoteiro do Rio Grande do Sul.
Servir!
Nenhum comentário:
Postar um comentário