Fogueiras

   Aeeee galerinha! Senti que precisava escrever umas dicas semanais para vocês andarem bem ligados nas habilidades escoteiras. E como temos um Acampamento próximo, resolvi começar pelos assuntos mais relevantes para vocês se darem bem por lá. O primeiro tema será fogueiras! E vamos lá, este é o resultado de uma pesquisa na rede que fiz e vou postar aqui com minhas palavras.

-> FOGUEIRAS <-

1. TIPOS DE FOGUEIRAS

   Bem, existem vários tipos de fogueiras, com diferentes estilos, umas mais artísticas outras mais funcionais. O que iremos precisar são das funcionais e de preferência que acendam rápido.
   E qual é a primeira coisa que fazemos para montar nossa fogueira? Muito bem se você pensou em algo. O que precisamos é de lenha suficiente e de um local apropriado, de preferência um local preparado para isso. Em nosso bivaque treino, vocês aprenderão a retirar as leivas de grama do solo para instalar uma boa fogueira!
   Muito bem, mas vamos começar com os três tipos de fogueiras melhores para a cozinha.
   

   FOGUEIRA ESTRELA - É uma fogueira com toras grandes de madeira, colocadas no chão com um ponto central único, como os raios de uma bicicleta. Este fogo queima lentamente e não se apaga com facilidade, pois na medida em que o fogo vai consumindo as toras você empurra-as mais para o centro.





   FOGUEIRA PRATELEIRA - Também chamada de AMERICANA, é a mais indicada para qualquer tipo de atividade. Semelhante a uma chaminé, é mais usada por ser fácil de montar e dar uma boa quantidade de luz e calor. Como é feita em camadas, é recomendável o fogo começar por cima. Tem a vantagem de ser um fogo duradouro e de alimentar-se automaticamente.





   FOGUEIRA PIRÂMIDE - A lenha é empilhada de pé, com a base aberta e um ponto superior central. De fácil montagem, tem o perigo eminente de cair em consequência do fogo. Não pode ser construída muito grande. Gera muito calor e consome muito rápido a lenha, precisa-se de grandes quantidades de toras para reposição.




   FOGUEIRA DE CAÇADOR - Uma das melhores para cozinhar, É formada por dois troncos grandes de 50 cm, e 15 cm de diâmetro. São postos lado a lado, com a abertura mais larga virada para o vento e a mais estreita sendo usada para apoiar as panelas. É necessário manter o fogo baixo. Os troncos grandes podem ser substituídos por pedras grandes bem empilhadas.

   Existem muitos outros tipos de fogo, o que vale é conseguir cozinhar rápido, né pessoal?



DICA ÚTIL: Choveu? Não tem problema... Veja só!

   Junte um pouco de cascalho ou pedra brita e forre o chão. Isto vai deixar o fogo longe da umidade.
  Junte uma boa quantidade de material inflamável seco. Leve sempre jornais velhos, pinhos de pinheiros e gravetos finos. Procurem em locais onde não choveu, como sobre áreas bem arborizadas e fechadas, cavernas abertas que não tenham perigo de animais peçonhentos.
  Evite materiais que tenham: tinta, plástico ou cera, porque tudo isto pode causar odores desagradáveis ou até mesmo tóxicos.
   Comesse colocando jornais e gravetos e com o passar do tempo, vá colocando galhos e lenhas maiores.
Fonte: Sites escoteiros e livro do Fogo de Conselho da UEB.


Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito bom!