22 de jul. de 2015

V Camporee Sul

   O Camporee Sul é um acampamento histórico da região sul do Brasil, isto é, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O primeiro Camporee Sul foi realizado no estado de Santa Catarina em 1972 em Joinville. Logo depois, em 1973 foi realizado o II Camporee Sul na cidade de Esteio-RS. Em 1984 foi realizado o III Camporee Sul em São Francisco do Sul-SC. Confiram os distintivos: 
   Bom logo depois de um hiato sem camporees, foi realizado na cidade de Tramandaí no Rio Grande do Sul o IV Camporee Sul, no Parque Osório, e este contou com a presença de uma patrulha e um chefe do Grupo Escoteiro Caetés, confira as fotos AQUI. Um acampamento muito bom, bem organizado e divertido. O tempo também ajudou muito.
   Bom, por fim apresento para vocês como foi a participação do Grupo Escoteiro Caetés no V Camporee Sul, realizado na cidade de Balsa Nova, no Paraná, o primeiro no estado e comemorativo ao centenário do escotismo no Paraná.
   Bem, sabia-se que iria chover, todos se prepararam para isso, porém houve alguns problemas na definição do local de acampamento, era um campo de baixo relevo e de banhado. Com a chuva o campo acumulou água e acabou molhando muitas barracas. Todos acantonaram a partir dai em um local até o momento não autorizado. E isso causou muitos problemas. A programação foi alterada para poder ser aplicada na chuva, porém muitos grupos optaram por deixar o acampamento, inclusive o nosso, por decisão dos jovens nossa comitiva partiu um dia antes.
   O acampamento foi diferente, não se pode aproveitar muito as atividades, porém com a convivência mais próxima, os escoteiros fizeram muitos novos amigos e se sentiram muito realizados e felizes, por isso acho que este acampamento cumpriu com um grande aspecto do escotismo: a irmandade entre escoteiros de todo o Brasil. SEMPRE ALERTA! Logo abaixo fotos.




Nenhum comentário: